terça-feira, 23 de julho de 2013

Ver para entender

Olá, queridos amigos! 
 Duda vem melhorando muito seu comportamento, mas controlar os sentimentos tem sido difícil. 
 Quando ela escuta a palavra "oshimae" (usam pra definir que "termina aqui"), na maioria das vezes, ela resmunga e fica chateada, nada muito exagerado. Às vezes até chora um pouco, mas logo esquece. 
 O problema começa quando é para encerrar alguma atividade que ela goste muito, como a saída da piscina. Duda gosta muito de brincar com água, me arrisco a dizer que essa é a brincadeira que ela mais gosta. 
 Quando ouve "oshimae", fica muito nervosa e não aceita sair. Se joga no chão para dificultar se alguém tentar pegá-la no colo. Chora e grita muito. Nessas horas é muito difícil fazê-la ficar calma novamente. Tem que ter muita paciência. 
 A terapeuta o ocupacional me deu a idéia de usar imagens para tentar acalmá-la. Como Duda não entende frases longas, e na hora da raiva, nem palavras ela escuta, vamos tentar mostrar imagens que possam fazê-la esquecer da piscina e de qualquer outro tipo de situação que lhe trouxer desconforto. 
 Voltei pra casa imaginando como fazer isso. 
 Desenhar? Não, me traria mais trabalho e tomaria muito meu tempo. Pensei em procurar as imagens na internet e imprimi-las. 
 Para revelar fotos, existem aquelas máquinas que você encontra em vários lugares, são fáceis de usar, rápidas e baratas. Custam 30 ¥ cada impressão. 
 Separei imagens que ela gosta, imagens que mostrem o que vamos fazer e onde vamos. 
 Hoje já usei algumas, mostrando a hora do banho e da refeição. Vamos ver se isso vai funcionar nas horas mais difíceis, distraindo sua atenção e fazendo ela esquecer o motivo da raiva. (Torçam por nós! ^__^) 

  

Um comentário: