quinta-feira, 30 de maio de 2013

Manias e explicações

Olá, queridos amigos!
 Quero agradecer a todos vocês que estão me ajudando a divulgar o blog no facebook. Fico muito feliz só de pensar na possibilidade de poder ajudar outras mães e famílias que possam estar passando por situações parecidas com as minhas. A troca de informações nessas horas se torna indispensável. Muito obrigada!!
 Hoje tive uma consulta longa com o psicoterapeuta da Duda.  Ele me explicou o porquê de tantas "manias". 
 Duda adora subir nas coisas. Não tem medo nem limite. Mesas, gaveteiros, armários. Ela sobe o máximo que conseguir. O psicoterapeuta me explicou que ela faz isso porque a visão que um autista tem de algum lugar alto, é diferente da nossa. E ao descobrir isso, usa pra se divertir. Um perigo! 
 Outra dúvida que eu tirei hoje: 
 Duda fica incomodada quando vamos ao supermercado e passamos pela seção de frutos do mar. Coloca a mão no rosto, cobrindo boca e nariz. 
 O médico me explicou que ela é hiper-sensorial no sistema olfatório, como se o odor de peixe ficasse mais intenso que o normal. 
   


Outra coisa que tira o conforto dela são barulhos altos. Mas o que mais a incomoda é o barulho do trem passando. Há algum tempo atrás, ela tapava os ouvidos e fechava os olhos, hoje em dia ela só coloca os dedinhos no ouvido com força e fica olhando até o trem ir embora. Duda também é  hiper-sensorial no aparelho auditivo. O que explica também a dificuldade de concentração. 
 Em casa, quando gosta muito de alguma música, encosta as caixinhas de som nos ouvidos e fica atenta até a música terminar. 

 
 





E essa atração que ela sente por areia? Passa as mãozinhas e se deixar, rola na areia como se estivesse numa cama macia e cheirosa. Essa eu esqueci de relatar pro psicoterapeuta, vai ficar na lista de manias estranhas até a próxima consulta. ^_^ 
 





















2 comentários:

  1. Olá!!
    Eu tenho gêmeos que estão no espectro do autismo também! eles tem 3 anos e 2 meses!! sua Duda é linda viu, eles são muito inteligentes, são como pedras preciosas que precisamos lapidar para que mostrem todo seu brilho.
    se quiser me adicionar no facebook, participo de grupos de apoio a familias com crianças com autismo muito bons!
    https://www.facebook.com/?q=#/cibele.medeiros.9?ref=tn_tnmn
    abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso mesmo! Duda veio especial e me sinto privilegiada por ter ela, é um doce de criança. Vou te adicionar no facebook e participar dos grupos, obrigada por compartilhar! Quero ver seus gêmeos :) Abraço!

      Excluir