Siga-me por e mail

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Completando 4 aninhos

Olá, queridos amigos! 
Já estava sentindo falta de escrever aqui. Muitos dias sem postar nada por falta de tempo. 
 Duda pegou catapora e ficou uns dias sem poder ir à escola. Teve febre alta por 3 dias e três noites. Ver Duda quietinha, deitada só assistindo tv, me preocupou muito! ^_^ Mesmo doentinha, ela nunca fica assim. 
 Felizmente já se recuperou e voltou à rotina. 
 Duda completou 4 anos dia 29 de Junho. Não comemorou na escola por conta da catapora, mas, comemorou hoje com os aniversariantes do mês de Julho. 
 Ela não se sente muito à vontade no meio de muitas pessoas. Muitas vezes, não demonstra que se sente incomodada, mas, não interage. 
 Comemoramos em casa no dia 29 mesmo. Ela e a irmã ajudaram a montar o bolo e se divertiram muito. Mas, na hora do parabéns não foi muito divertido. Colocamos o bolo na mesinha dela e acendemos as velas. Quando começamos a cantar parabéns , ela se encolheu e não quis participar. Ficou igual um tatu bola quando se enrola pra se esconder. ^_^
  Não convidamos ninguém porque já prevíamos essa reação. Ela participa do parabéns quando o aniversariante não é ela. Não gosta de ser o centro das atenções.
Hoje, fui com ela no bus escolar para tirar fotos e filmar a comemoração. 
 Até que ela se comportou bem. Notei alguns momentos em que ela se sentiu incomodada e não queria participar. Mas, com a ajuda das professoras, ela ficou até o fim. 
 Toda comemoração de aniversário, os professores preparam apresentações de teatro, com fantoches ou bonecos de papel. O tema de hoje foi "Tanabata Matsuri". 
 Duda não se interessou muito. Ficou mais preocupada em olhar se eu estava por perto. 
 Tudo isso, faz parte da evolução dela. Na primeira vez que participou da festa de aniversário dos colegas, não conseguia se manter sentada e se debatia muito pra poder sair do lugar. Dava muito trabalho. Hoje em dia, mesmo não gostando, ela consegue se controlar e participar até o fim. 

Coisas boas aconteceram nesses últimos dias. Ontem, no caderninho de anotações da escola, a professora escreveu que na hora da brincadeira, Duda ficou tão ansiosa para participar que ela mesma chamou seu nome e ela mesma respondeu: "Duda chan? HAI!!!" Foi a primeira vez que ela faz isso, e pronunciou as palavras do jeito certo. Surpreendeu as professoras! <3 
 Aprendeu também a reclamar, com maestria!hahaha! 
 Quando contrariada, ela solta: " Ahhh, NÃO!!!" 
 Não posso dormir antes dela que ela já reclama e abre meus olhos com os dedos, com seu jeitinho bruto de ser, quase me deixando cega!hahaha! ^_^
 A maior evolução dela, esse mês de Junho, foi soltar a língua pra tentar falar algumas palavras. 
 Responde "ohayou gozaimassu"(bom dia), "konichiwa"(boa tarde) e "arigatou"(obrigada), se encurvando da maneira que os japoneses ensinam na escola. 
 Hoje, às 4 am, Duda acordou cantando uma música do anpanman. Cantou tão certinho que até acordei assustada pra conferir se era ela ou a irmã que estava cantando. 
 Baixei alguns aplicativos no tablet que estimulam a fala e que ajudaram muito. 
 Algumas animações educativas também ajudam. Duda precisa ver para aprender.  Se eu conseguir maneiras de fazer isso, que unam o que ela precisa aprender, com o que ela gosta, é 100% de sucesso garantido. 




 Duda mostrou algumas falhas na hora de ir ao banheiro. Na hora no cocô, ficava de canto e acabava fazendo na calça, mesmo já entendendo que isso não era o certo. 
 Encontrei uma animação que ensina isso. Ela assistiu esse vídeo MUITAS vezes. Funcionou. Depois disso ela não falhou mais nenhuma vez, e toda vez que faz cocô,fala: "unchi, bye bye!" (Cocô, tchau!). Hahaha ^_^
 Usei a mesma tática pra fazer ela usar o talher. Na escola ela não falha, mas em casa não se esforçava pra usar durante toda a refeição. Depois desse vídeo, ela vê a colher de outra forma. ^_^

Acho que o segredo é descobrir o que eles gostam muito, e usar isso a favor. Muitas vezes dá trabalho, é cansativo. Mas o resultado vale muito a pena. 
 Ver ela cumprimentando as pessoas, se esforçando para interagir, não tem preço. 
 Tenho certeza que ela vai se desenvolver ainda mais e me fazer chorar muito (de alegria) por isso. ^_^' 




7 comentários:

  1. Nossa q legal q cada vez mais a Duda ta se desenvolvendo!! Parabens Vanessa!!! Pelo seu esforco! Sei como sou mae tbm,a gente faz d tudo e mais um pouco p vermos nossos filhos felizes !!! Mande um bjinho p Duda e desejo um feliz aniversario(atrasado....rsrs ) e q ela se desenvolva mais.....e seja feliz e independente!!! Bjs!!! E continue sendo uma super mae!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Jun , sou pai de uma menina de 7 anos e até hoje não sei o que ela tem, mesmo depois de inúmeras consultas tanto aqui quanto no BR os médicos dizem que ela é ¨normal¨, apesar de vários sintomas de autismo. Os comportamentos de seu filha sei bem como são , assim como sei o anseio de ter uma filha que só a ¨gente¨entende. Mas o importante é que ela sabe que tem alguém ali por ela, que a faça feliz .Parabéns pelo seu comprometimento e pelo Blog também. Sua filhinha é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jun! Você mora em qual cidade? Se quiser trocar informações te deixo meu e mail! ;) Nós pais sabemos quão importante é ver um filho feliz, e movemos céu e terra pra fazer isso acontecer. Muito obrigada! :-)

      Excluir
    2. Oi...tenho uma foto de minha filha parecida com a da sua, na apresentação do hoikuen, ela parada lá em cima do palco olhando para mim...e só a gente entende aquele olhar, é como uma faca entrando bem devagar no nosso peito, não que a criança esteja triste, mas sim pela nossa necessidade de acolhê-la . Bom, mudando de assunto, achei bem interessante esse tipo de postagem que você faz, mostrando o cotidiano junto com as reações que ela tem e mostrando também o ponto de vista de mãe . * AH! Minha filha adorava Anpan Man e cada episódio tem um ensinamento*

      Excluir